Monday, October 22, 2007

A PALESTRA

No passado fim-de-semana fui convidado pelo meu amigo ZÉ MULA, proprietário da casa de alterne GAIVOTAS A CIRCULAR É SINAL DE FORNICAÇÃO, para assistir a uma palestra sobre literatura proferida pelo insigne Professor NÉ BIA SEM BRILHO, que se fazia acompanhar pela sua ilustre esposa BRASA DE CINFÃES.
Espicaçado pelos seus comentários na TV, e aproveitando poder conviver de perto com a sua Exma. esposa, fui.
O orador apresentou-se à hora marcada, distribuindo sorrisos a toda e selecta assistência, envergando um belíssimo fato, corte Armazéns do Norte, exalando um perfume estonteante devido à água-de-colónia adquirida em Badajoz, e uns belíssimos adereços, perfeitamente dissimulados com um artístico penteado executado no cabeleireiro BABAU.
Da sua ilustre palestra, permito-me transcrever alguns excertos, para que os meus conterrâneos também possam usufruir da sua insigne cultura:
Damas e Cavalheiros, Senhoras e Senhores Machos e Fêmeas, é com prazer que me encontro, neste insigne santuário de cultura, para divagar sobre literatura, e concretamente sobre grandes Best- Seller’s, e seus autores.
Na verdade, deste que deixei de ocupar um lugar de destaque, na Sociedade RI-TE RI-TE QUE PAGAS O PATO, e fui substituído pelo analfabeto PEDRO PUNHETA, da nova Sociedade APERTA O CINTO QUE AINDA ÈS VISIVEL, os grandes autores não têem tido a divulgação que lhes é devida, sendo inclusive tirados do currículo do ensino secundário, onde eram profusamente lidos, comentados e às vezes imitados na hora do recreio. Quem conhece presentemente O ANÓNIMO (talvez o autor mais publicado), o ZÉ VILHENA, o AUGUSTO CID, até mesmo SOROR ALCOFORADO ou FLORBELA ESPANCA. Até o próprio O MEU PIPI, não tem a divulgação que lhe é devida.
A desgraça atingiu tal ponto, que outro dia num inquérito de rua feito pela TVI, um finalista de um curso superior, à pergunta o que é o KAMA SUTRA, teve o desplante de responder: É um preservativo com sabor a SUMOL, mas não sei se é de ananás ou de laranja, mas parece-me que é de limão pois outro dia, deixou-me um sabor amargo e mais tarde arrotei.
A minha missão hoje aqui é tentar colmatar estas lacunas, sem dúvidas da responsabilidade do PEDRO PUNHETA, e do seu Presidente da Direcção CABRÃO FANHOSO, aconselhando a leitura de grandes livros. A saber:
TAL MÃE TAIS FILHAS ---A história de uma mãe que não olha a sacrifícios para dar uma esmerada educação aos seus rebentos, chegando inclusive a não dormir meses seguidos na sua própria cama.
MEMÒRIAS DE UMA PRINCESA RUSSA – Conta-nos a história de uma jovem princesa, que não olha a sacrifícios, para poder salvar a sua Pátria e que usa de toda a bondade para que os seus subtipos possam ser felizes.
A PEQUENA GULOSA ---- Embora o título nos possa sugerir tratar-se de alguma adolescente que só vive para comer, o assunto é precisamente o contrário, vive sim mas para ser comida.
AS ONZE MIL VERGAS ---Os horrores porque passaram os nossos antepassados no princípio do século passado, em que uma viagem de comboio dava azo aos maiores sacrifícios, muitas vezes a ponto de se sacrificar a própria vida.
O CARLINHOS DE AVELAR ---Relata-nos a vida difícil, de quem vive numa quinta, rodeado de criados de cor, e em que as sopeiras passam por mil tormentos, para satisfarem os caprichos dos seus amos.
A ADORÁVEL ZÁZÁ – Uma obra-prima digna de figurar em qualquer biblioteca que se preze, e que nos relata a vida difícil de uma jovem educada num colégio de freiras e dos seus educadores e educandos.

Após a palestra, e acedendo aos inúmeros pedidos da assistência, o Professor SEM BRILHO, e sua Esposa BRASA DE CINFÃES, acederam a ler alguns capítulos, das obras recomendadas, o que deu azo a que só por volta do meio-dia do dia seguinte as GAIVOTAS pousassem e a tempestade amainasse.

XICO MANEL-

No comments: